O Globo Mar foi até o Amapá e navegou em um pedaço pouco conhecido do nosso litoral, onde o Oceano Atlântico e o Rio Amazonas se encontram. O litoral no Amapá é marrom, da cor do barro, e a costa é toda tomada pelo mangue. A paisagem diferente é pintada pelo maior dos nossos rios, o Amazonas rasga a floresta e despeja no Atlântico um mundo de água doce.
Desta vez, o Globo Mar vai fazer um pouco de “Globo Rio”. Fomos até o Macapá, capital do estado, para navegar nas águas barrentas do Rio Amazonas, na sua chegada ao mar. Nós navegamos pela foz até as últimas ilhas do Amazonas, o Arquipélago do Bailique. Depois, subimos até o Rio Araguari e fomos à Ilha de Maracá, uma estação ecológica totalmente desabitada.
A equipe tem uma semana de viagem pela frente e se prepara para encontrar com a pororoca. A pororoca é o grandioso encontro da água doce com a salgada. Não é só no Rio Amazonas que tem pororoca. Vários rios da região norte também registram este fenômeno, e ele existe também em outros países, como na França e na Indonésia.
Veja o programa na íntegra, dividido em duas partes:
Nenhum comentário:
Postar um comentário